15, 01, 2021

SIAF abre na segunda-feira a execução do Exercício 2021

A Diretoria de Contabilidade Geral do Estado, serventia da Secretaria de Estado da Fazenda, como Órgão Central do Sistema Integrado de Contabilidade do Estado, externa que de forma inédita o sistema de orçamento, finança e contabilidade do Estado do Paraná, Novo SIAF, será liberado para execução do exercício 2021, no dia 18 de janeiro de 2021.

Esta conquista é fruto do trabalho realizado em conjunto com as unidades contábeis do Estado do Paraná, que compreenderam e atenderam a devida observância dos prazos legais, a linearidade mensal de fechamento dos balancetes das unidades, a não abertura do sistema para ajustes de atos fora da competência a que se refere, as orientações expedidas pela Contabilidade Geral do Estado, dentre outros.

Exalta-se ainda mais as unidades devido a pandemia que assolou o globo, o que demandou cuidado mister e maestria na aplicabilidade da contabilidade pública, frente às adversidades que o trabalho remoto trouxe para toda a Administração. Todavia, mesmo com todas as dificuldades, as entregas do Sistema Estadual de Informações – Captação Eletrônica de Dados do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SEI-CED –TCE/PR), efetuadas no exercício 2020, se deram sem atrasos, bem como, não houveram republicações de relatórios e balanços exigidos por força legal.

Outrossim, importa demonstrar que pari passu com o devido cumprimento dos prazos legais, deve-se externar que o trabalho harmonioso realizado junto com a Celepar, na sustentação do sistema, foi peça chave na entrega do sistema em tempo inusitado.

Por fim, indica-se que a Contabilidade Geral do Estado permanecerá em constante evolução, buscando aprimorar a cada dia o corpo normativo do Estado do Paraná, objetivando superar as limitações de sistema, sempre com todo respeito demandado pelo valoroso corpo contábil que compõe a estrutura de contabilidade deste valioso Ente da Federação.

 

Cristiane Berriel Lima da Silveira

Diretora de Contabilidade Geral do Estado

Contadora-Geral do Estado

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.