22, 11, 2018

Novas telas para Consulta ao Saldo Orçamentário disponível, além de novas opções de Estorno de Pré-Empenho e Empenho

Liberadas novas funcionalidades no Novo SIAF:

1) Novas opções de Estorno de Pré-Empenho e Empenho:

Atualmente o estorno pode ser feito de forma parcial ou total, informando a quantidade e/ou valor em aberto, utilizando o valor unitário como referência. Ou seja, a relação entre a quantidade/valor unitário/valor para o estorno é mantida (valor estorno = qtde * valor unitário).

Foi incluída na tela a opção de "Estorno Total" para que possa ser feito o estorno do saldo remanescente do Pré-empenho ou Empenho, considerando a quantidade e valor em aberto destes. Ao utilizar a opção assumirá na tela os valores residuais, e não validará a relação entre estes e o valor unitário. 

Outra situação contemplada é o estorno de Pré-empenho ou Empenho que já esteja com status concluído (999) com valor em aberto e sem quantidade em aberto. Permitirá selecionar o item, mesmo concluído ("riscado"), e assumirá automaticamente a opção "Estorno Total" com o valor residual para estorno. 

O estorno do Pré-empenho passa a ser feito em tela específica - nova tela em SIAF > Despesa > Pré-Empenho > Estorno de Pré-Empenho. 
O estorno de Empenho permanece nas telas atuais.

Para mais detalhes sobre estas opções acessar a nova versão do Manual de Despesas disponível no Portal do Novo SIAF. 

2) Nova tela para Consulta ao Saldo Orçamentário disponível para utilização : 

Tela disponível em SIAF > Despesa > Consultas > Consultas Saldos Orçamentários > Consulta Disponibilidade Orçamentária.

Permitirá consulta ao Saldo disponível podendo filtrar por várias informações: unidade contábil, unidade/subunidade, Conta Corrente, Fonte de Recurso, Projeto/Atividade e Natureza de Despesa/Receita, dentro do Ano Fiscal. 

Os valores correspondem aos tipos de Razão de Saldos apresentados na Consulta Razão (SIAF > Despesa > Cotas Financeiras > Cotas Financeiras-Tesouro > Consulta Razão). 

Saldo Disponível = BA - PA - VA - QA - UA - UB - UH

Saldo Empenho Acumulado = Valor total Empenhado no Exercício

Saldo Pré-Empenho Acumulado = Valor total Pré-Empenhado no Exercício 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.