14, 10, 2022

Análise das Notas Explicativas

                                                                         

               O Departamento de Contabilidade Geral – DCOG, o qual coordena a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP, bem como das ações de elaboração das Notas Explicativas – NE’s do Balanço Geral do Estado Consolidado, realizou uma análise das NE’s enviadas pelas unidades à Diretoria de Contabilidade Geral do Estado – DCG.

               Conforme aponta o DCOG: "O objetivo de uma NE é que ela traga esclarecimento mais detalhado sobre transições, patrimônios e práticas contábeis a fim de subsidiar o processo de tomada de decisão por parte dos gestores. Suas informações devem ser relevantes, objetivas e transparentes, ou seja, elas devem ser repassadas com clareza e compreensibilidade para que os seus usuários possam visualizá-las de forma mais completa e atualizada possível acerca da situação econômico-financeira da entidade em determinado exercício financeiro".

               Nesse sentido, o Departamento analisou 47 demonstrações enviadas à Diretoria, de um total de 92 unidades que fazem parte da Administração Pública Estadual.

               A análise levou em conta o prazo de entrega, a aplicabilidade das normas contábeis, bem como as políticas contábeis adotadas para os critérios de reconhecimento e mensuração.

               O objetivo do trabalho foi um resumo geral da qualidade e adequação das Notas Explicativas enviadas pelas unidades, visando identificar o nível das informações em relação às normativas, de modo que a Diretoria possa orientar e aprimorar as unidades no que tange a elaboração de suas NE’s e respectivas peculiaridades.

 

Link do arquivo:  Análise das Notas Explicativas 2021

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.